Muitos pacientes confundem os dois exames… então decidimos criar um post explicando um pouco sobre eles, para você saber a diferença.

TOMOGRAFIA

A Tomografia, muito conhecida também como Tomografia Computadorizada, ou Tomografia Cone Beam é um exame de imagem 3D.

Resumidamente, essa técnica funciona como um tipo de radiografia extremamente sensível, focando na produção de imagem de uma determinada parte do corpo, que será reconstituída em 3D, em altíssima qualidade, na tela do computador.

Exatamente por sua sensibilidade é que a Tomografia é um exame solicitado pelo dentista quando este precisa observar, em detalhes, uma imagem que possa ajudar a detectar pequenas fraturas, hemorragias, alterações ósseas e até mesmo tumores na região oral.

Além de oferecer uma imagem de melhor qualidade para o profissional, a Tomografia permite verificar as densidades dos tecidos apresentados na imagem, tornando mais fácil a identificação de estruturas ósseas, dentes e tecidos moles.

Podemos comparar, então, a tomografia como uma fotografia de alta qualidade e tridimensional de uma estrutura corporal.

RADIOGRAFIA

As Radiografias, ou exames radiográficos, são um tipo de exame de imagens produzidos com a ajuda de feixes de Raios-X. Esses feixes são direcionados para uma parte do corpo específica – no caso dos exames odontológicos, a arcada dentária – e absorvidos pelo tecido que será reproduzido, gerando a
imagem em uma placa própria para sua reprodução.

Ao contrário da Tomografia, o exame de Radiografia produz uma imagem em duas dimensões (2D), e não em 3D, permitindo uma visão simples, porém eficiente, da região a ser avaliada.

A radiografia é muito utilizada para avaliar, com extrema facilidade, estruturas dentárias ósseas alteradas (seja por fraturas ou infecções como a cárie), cavidades e até mesmo algumas doenças que não demandam uma imagem mais detalhada para fechar o diagnóstico.

A escolha do pedido de Tomografia ou Radiografia vai depender do tipo de diagnóstico que o dentista precisa realizar, para efetuar o tratamento de cada paciente. Aqui na Central Imagem ambas as técnicas são possíveis, feitas com equipamentos de última geração, para garantir, sempre, a melhor qualidade de imagem!

A gente aposta que agora ficou mais fácil para você entender a diferença entre as duas técnicas!! Dúvidas? Chama a gente nas redes sociais que te ajudamos!

Leave a Reply